Blog

Vetor EAD - curso online com qualidade presencial

A prova do Enem cobra muita leitura, interpretação e compreensão de textos em todas as áreas. Os enunciados das questões são elaborados para desafiar e testar o nível de entendimento dos estudantes. Se o candidato não entender bem a pergunta, jamais saberá a resposta correta.
Vale lembrar que os dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) apontam que os estudantes brasileiros seguem no nível básico de leitura. Os resultados revelam que o Brasil está abaixo da média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em leitura. Enquanto a média brasileira é de 413 pontos, a da OCDE é de 487.
No caso do Enem, é preciso estudar com empenho e ficar atento à interpretação dos conteúdos em todas as questões. Essa habilidade vai fazer uma grande diferença na nota final. As provas do Enem e dos principais vestibulares do país são verdadeiras maratonas de leitura. O estudante vai ler diversos conteúdos durante três, quatro ou cinco horas. Por essa razão, ter o hábito de ler textos mais longos e complexos é fundamental para evitar o cansaço. Portanto, a dica ao estudante é simples: leia um pouco todos os dias.
É importante também diversificar os conteúdos por meio de matérias e artigos de jornais, além de livros sobre os mais diversos assuntos. Além disso, nos últimos anos o Enem trouxe diversos tipos e gêneros textuais. Atenção à interpretação de conteúdos do cotidiano, como memes, poemas, notícias, charges, propagandas e histórias em quadrinhos. Você não só vai adquirir um ótimo hábito, como também vai aumentar seu repertório e seu conhecimento, o que é fundamental para ler, interpretar e escrever.
Após a leitura, o estudante deve identificar as ideias principais do texto e destacar as palavras mais importantes. Na leitura das questões, sublinhe os “verbos de comando”, como “exemplifique, identifique, compare, relacione” para saber o que está sendo pedido. Identifique cada detalhe: título, nomes dos autores, ano de publicação, veículo em que foi publicado, imagens e palavras-chave.
Por fim, os diferentes usos da linguagem são muito explorados na prova do Enem. Saber diferenciar a formalidade da informalidade da linguagem dos textos é fundamental na prova do Enem.
Interpretação de textos requer leitura atenta, estudo, calma, concentração e repertório. Adquirir o hábito de ler e de fazer interpretações adequadas vai te preparar para o Enem, mas, acima de tudo, para a vida pessoal e profissional.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/01/06/interpretacao-de-texto-um-dos-maiores-problemas-de-estudantes-brasileiros

Não perca mais tempo

Quer ter a melhor preparação para o Enem e Vestibulares? Garanta sua vaga

Autor: Curso Vetor

O Vetor EaD mantém a tradição do Vetor Presencial. A mesma qualidade. Os mesmos serviços. 80% de aprovação

Deixe um comentário

Escolha o canal desejado para ser atendido.