Blog

Vetor EAD - curso online com qualidade presencial

Segundo a pesquisadora Débora Cristina Hipólide, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), não dormir ou dormir pouco causa alterações metabólicas, endócrinas, imunológicas e cognitivas. “A principal queixa, além do cansaço no dia seguinte, é não conseguir prestar atenção”, explica. Esta reclamação não é por acaso, entre as alterações cognitivas causadas pela falta de sono estão prejuízos à memória e déficit de atenção, focos da pesquisa de Débora.
A relação de boas noites de sono e memória não é mais algo relativo, a pesquisadora afirma: “O sono é fundamental para o funcionamento normal da memória”. Fundamental mas não fator determinante, a repetição na hora de guardar informações também é um elemento indispensável. Para provar a importância do sono, os pesquisadores privam cobaias de dormir e analisam os efeitos.
As principais ações prejudicadas pela privação do sono são coordenadas por uma área do cérebro chamada hipocampo, localizada nos lobos temporais. Ela é responsável pela formação da memória de longa duração e pela percepção de estímulos sensoriais, o que a deixa em contato com o sistema límbico, que controla as emoções. O hipocampo foi detectado como o principal afetado a partir de testes feitos com ratos em laboratório.
Débora ainda testou um medicamento usado para neuropatologias nos ratos para consolidar sua descoberta. O fármaco age de modo a potencializar a atuação dos receptores AMPA. Quando submetidos a dosagens do remédio, os ratos que não dormiram conseguiram recuperar sua capacidade de memorização, o que prova de uma vez por todas que a falta de sono reduz a ação dos receptores AMPA que agem no hipocampo, o que diminui a capacidade de memorização. A pesquisadora também deixa claro que os efeitos causados pela privação de sono são quase que completamente revertidos quando o sono é recuperado.

Fonte: http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=4585&ed=798&f=18

Não perca mais tempo

Quer ter a melhor preparação para o Enem e Vestibulares? Garanta sua vaga

Autor: Curso Vetor

O Vetor EaD mantém a tradição do Vetor Presencial. A mesma qualidade. Os mesmos serviços. 80% de aprovação

Deixe um comentário

Escolha o canal desejado para ser atendido.